Já mudámos a vida de muitas famílias. Agora podemos mudar a sua também.

28 de janeiro de 2014

Porquê fazer a cama todos os dias?



Todos os dias, desfazemos a nossa cama e no corre-corre das tarefas diárias, pode muitas vez surgir a questão: porquê fazer a cama todos os dias?

- a acção de fazer a cama reposiciona-o no momento "aqui e agora", numa espécie de meditação e ritual.

- é algo que pode fazer de imediato e dá-lhe uma "injecção de organização" para começar o dia com a sensação de que está tudo "em ordem".

- é um bom hábito que traz outros bons hábitos. Uma rotina de bem-estar provoca produtividade.

- ao fazer a sua cama está a criar um espaço agradável e convidativo, está a cuidar do quarto destinado ao seu descanso. Isso produz uma ambiência de beleza e bem-estar, ainda que para alguns o caos seja inevitável.

- a sua cama reflecte o que se passa dentro de si. Uma cama caótica, o que quererá dizer de si próprio?

- vai ver que vai dormir melhor! Há sensação melhor do que entrar numa cama feita com cuidado, os lençóis cheirosos e bem esticadinhos? De acordo com um inquérito realizada pelo National Sleep Foundation, as pessoas que fazem suas camas todas as manhãs, têm um sono melhor à noite. 

Não são privilégios convincentes para uma tarefa que leva cinco minutos,  no máximo?





Reactions:

9 comentários:

  1. Uso esses argumentos com meus filhos mas eles me respondem que é perda de tempo,pode? Eu ador minha cama e a arrumo diariamente com tudo que tenho direito.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderEliminar
  2. Parabéns gosto muito, vocês fazem um trabalho espectacular!

    ResponderEliminar
  3. Um quarto quando é bem cuidado, sentimos uma leveza e alegria e animo em cuidar de algo que é nosso, pois ali ficam todos os nossos segredos durante soninhos muito tranquilos, é sem duvida alguma o meu lugar preferido da casa....o meu quartinho!

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, quando fazemos a nossa cama ,fica logo o quarto com outro ar. E também aprendi com a minha mãe que quando saímos de casa, podemos sair bem , mas nunca sabemos como voltamos a casa .E que o nosso quarto deve estar sempre arrumado .Mesmo que tenhamos de sair á pressa pelo menos a cama deve ficar sempre feita.

    ResponderEliminar
  5. Ora pois, aqui vem uma voz dissonante!
    Eu nunca faço, nem deixo fazer as camas lá de casa, logo depois de acordar e antes de sair de casa. E isto porque:
    1º - transpiramos imenso, os colchões e as almofadas, ficam húmidos
    2º - É uma coisa óptima para a proliferação de ácaros (tal como as capas com plástico por baixo).
    3º - Odiamos tomar anti-estiaminicos e ter crises de alergia.
    4º - A cama fica aberta todo o dia e só é feita quando chegamos a casa depois do trabalho/escola.

    ResponderEliminar
  6. nunca tinha pensado nisso! boa! :-)
    mas por acaso faço sempre ;-)

    ResponderEliminar
  7. Eva tem razão. Eu e a minha filha sofremos de asma e alergias por isso quanto mais arejada a cama melhor. Á tarde quando chego faço-as, para ter o prazer de me deitar numa cama "arrumadinha" à noite.

    ResponderEliminar
  8. Gostava de saber o e-mail da Ana Antunes para me poder dar umas dicas para a minha casa. Aguardo resposta. Obrigada Cecília gomes

    ResponderEliminar